Objetivo: Dar assistência ao usuário e dependentes de drogas, através de uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas familiares e outros.)

Metodologia: Atendimento previamente com hora marcada (atendimento individualizado, grupo de terapias, de vivência e oficinas).

Público Alvo: Comunidade em geral.

Atenção Primária

É o primeiro contato do paciente com a APADD, onde ouvimos sua queixa inicial estimulando a catarse, explicamos a forma de tratamento, preenchemos os dados de identificação e o encaminhamos para o Serviço Social.

Serviço Social

Elabora-se o histórico sócio-econômico do paciente, seu envolvimento com as drogas, a idéia que tem de si mesmo, explica-se o programa de tratamento para ele e sua família, e encaminha-se tanto o paciente quanto sua família para as outras áreas de atendimento, realiza acompanhamento de caso e encaminha para internação quando necessário.

Psicologia

Propõe-se a trabalhar junto ao paciente a promoção de sua saúde emocional, oferecendo-lhe espaço de escuta e acolhimento, mostrando novas formas de se relacionar com a vida sem as drogas. Proporciona ao paciente um lugar de reflexão e análise de sua condição, efetivando mudanças comportais.

 

Terapia  Familiar Sistêmica

Proporciona à família um espaço terapêutico para ouvir as queixas da família, inseri-la no processo de tratamento e auxiliar a família na busca de novos caminhos para uma melhor convivência entre os membros. Além de uma abordagem individual para cada família, temos encontros quinzenais das famílias para compartilhar suas vivências.

Aconselhamento

Atividade realizada individualmente com o paciente, semanalmente, que tem como função dar orientações ao dependente e sua família, que se encontram no campo da angústia.

Assistência Médica

Realiza um levantamento do histórico de saúde do paciente, bem como das debilidades causadas pela deficiência, indicando-lhe o melhor caminho na recuperação de suas capacidades fisiológicas, acompanhando todo o processo em sua trajetória no tratamento.

Grupo de Vivência

O grupo de vivência tem por objetivo proporcionar aos participantes um compartilhar de experiências; possibilitar a expressão de sentimentos, visando um fortalecimento na adesão ao tratamento e sua manutenção.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL

  • De segunda à sexta-feira das 14:30 às 20 horas. Ligue (27) 3239-1934 e agende.

DADOS ESTATÍSTICOS - FEVEREIRO A DEZEMBRO de 2016

Foram realizados 2.639 atendimentos para 289 pessoas.

Site feito com ❤ e dedicação pela Viabilize.