Objetivo: Dar assistência ao usuário e dependentes de drogas, através de uma equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas familiares e outros.)
Metodologia: Atendimento previamente com hora marcada (atendimento individualizado, grupo de terapias, de vivência e oficinas).
Público Alvo: Comunidade em geral.
Atenção Primária
Tem a função de ouvir a queixa inicial do paciente e explicar a forma de tratamento, o projeto terapêutico e o funcionamento da instituição.
____________________
Serviço Social
Tem a função de elaborar o histórico socioeconômico pessoal e familiar do paciente, aplicar o teste o ASSIST questionário para triagem de álcool, tabaco e outras drogas onde verificamos se o serviço é o mais adequado para atender aquela pessoa e definir o projeto terapêutico. Dar orientações sobre o programa de tratamento para ele e sua família, encaminhando-os as demais áreas que fazem parte do tratamento, orientar quanto aos benefícios sociais que ele tem direito e encaminhar para a rede socioassistencial do município onde ele reside.
____________________
Psicologia
Propõe trabalhar junto ao paciente a promoção da sua saúde mental oferecendo-lhe espaço de escuta e acolhimento, oportunizando espaço para novas formas de este, relacionar-se com a vida sem as drogas.
____________________
Terapia Familiar Sistêmica
A terapia familiar implica a visão da dificuldade de um indivíduo associada de forma direta ao seu meio familiar, centrando-se a intervenção na família e no meio em que ele se move e não propriamente na individualidade de cada um. A terapia familiar baseia a sua intervenção na família enquanto sistema, composto por elementos que possuem relações de interdependência entre si e que promovem o desenvolvimento uns dos outros rompendo com a relação de co-dependência.
____________________
Aconselhamento
Proporciona ao paciente um espaço de escuta, reflexão sobre os valores da vida, a importância de buscar uma relação pessoal com o sagrado, estimulando o autoconhecimento, e uma autonomia do sujeito nessa busca, sem vínculos e limites institucionais.
____________________
Área Médica
Realiza um levantamento do histórico de saúde do paciente, identificando os impactos da droga na saúde do indivíduo e construindo junto com o paciente um programa de desintoxicação, e o acompanhando no processo da busca pela abstinência.
____________________
Grupo de Vivência
Proporciona aos participantes um compartilhar de experiência, possibilita a expressão de sentimentos, visando um fortalecimento na adesão ao tratamento e sua manutenção.
____________________
Grupo Reflexivo
Tem por objetivo refletir junto aos pacientes, questões como: amor, perdão e sobre os valores importantes para uma vida saudável, motivando-os a permanecer no processo de recuperação.
____________________
Grupo Familiar/Fortalecimento de Vínculos
Oferece suporte para família, proporcionando um espaço de orientação no cuidado com usuário, esclarecendo as dúvidas sobre o tratamento. Além de proporcionar a oportunidade ao familiar de trocar vivência, falar dos seus sentimentos de impotência, medo e angústias.
____________________
Visita Domiciliar
Um instrumento técnico, metodológico que é empregada nas práxis da profissão, pois facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário. Assim, a intervenção e o estudo social in loco proporcionam uma coleta de dados mais eficaz. O estudo social é utilizado amplamente em vários campos, e o Assistente Social por meio da observação durante a visita domiciliar e da entrevista realizada, coleta as informações que irão contribuir no processo de tratamento.
____________________
Vivência Musical
Trabalhar a socialização e o respeito de cada paciente uns pelos outros através dos diferentes estilos musicais, respeitando dessa forma as diferenças e os gostos de cada um. Mostrar que é possível conviver em grupo (sociedade, família, etc) mesmo tendo gostos e opiniões diferentes. Incentivar a composição de uma música que retrate a história de cada um. Ressignificar.
____________________
Oficina Terapêutica
Destinadas à promoção da saúde, as Oficinas Terapêuticas têm o intuito de fortalecer os espaços comunitários de convivência e de promoção de saúde mental, sendo um espaço que propicia aos pacientes meios de buscar suas potencialidades valorizando os aspectos saudáveis da vida, permitindo a expressão da subjetividade através da arte, do artesanato e das atividades coletivas terapêuticas.
____________________
Grupo de Vivência Adolescentes
Objetiva fortalecer a convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou a permanência dos adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral.
____________________
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL
De segunda à sexta-feira das 13:30 às 19 horas. Ligue (27) 3239-1934 e agende.
DADOS ESTATÍSTICOS - JANEIRO A DEZEMBRO de 2023
Foram realizados neste período, 1.777 atendimentos aos 97 pacientes de vários municípios, 278 orientação serviço social e psicologia/telefone:.
____________________