Tabaco
Droga Estimulante
Planta originária do continente americano, o tabaco já era fumado pelos índios desde antes da chegada dos colonizadores europeus. A nicotina é seu princípio ativo, psicotrópico que causa dependência física e psíquica. Contém ainda mais de 4.420 substâncias, que são inaladas juntas. Atinge também os fumantes passivos que estiverem por perto, que apresentam 30% a mais de câncer de pulmão dos que estão longe da fumaça.

Mecanismo de Ação

Consumida por via oral ou nasal, a nicotina é considerada uma droga estimulante, não possui nenhum efeito terapêutico e quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões , chegando ao cérebro aproximadamente em nove segundos.

Efeitos no Organismo

No cérebro a nicotina quando usada ao longo do tempo, pode provocar o desenvolvimento de tolerância e no sistema nervoso central os principais efeitos consistem em: elevação leve do humor (estimulação) e diminuição do apetite.

Consequências Negativas

Entre as substâncias existentes na fumaça do tabaco, a nicotina é a responsável pela dependência física, caracterizada por sintomas de irritabilidade, palpitação, tontura, ansiedade, fadiga, aumento da pressão arterial, diminuição do fluxo sanguíneo para a pele (diminuindo a temperatura), faringites, bronquites, falta de apetite, perturbações da visão, diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares (angina, infarto).

Saiba que: a tolerância e a síndrome de abstinência são alguns dos sinais que caracterizam o quadro de dependência provocado pelo uso do tabaco.

Site feito com ❤ e dedicação pela Viabilize.