Crack
Droga Estimulante
É a forma de base da cocaína, podendo ser obtido do cloridrato de cocaína ou da pasta de cocaína, ambos produtos de extração da coca.

Mecanismo de Ação

Os vapores produzidos são prontamente absorvidos pelos pulmões, alcançando rapidamente o cérebro e em cerca de 8 segundos alcança o centro do prazer, produzindo seus efeitos centrais muito mais rapidamente que pelas outras vias de utilização da cocaína (intravenosa e nasal).

Efeitos no Organismo

Efeitos no cérebro: O crack tem efeito de curtíssima duração, provoca um uso repetido numa mesmo ocasião, pois leva 10a 15 segundos par fazer o efeito. As sensações provocam intensa euforia (êxtase), ilusão de onipotência, grande autoconfiança, aceleração da respiração e batimentos cardíacos, depressão, delírio, hiperatividade, insônia, falta de apetite e a crise da abstinência. Essas sensações de extremo prazer recebem o nome de rush ou flash e duram muito pouco, cerca de 5 minutos no caso do crack e essa pouca duração dos efeitos faz com que o usuário volte a droga com mais frequência (praticamente de 5 em 5 minutos) levando-o à dependência muito mais rapidamente que os usuários da cocaína por outras visa ( nasal, endovenosa).

Efeitos tóxicos: Aumentar a dose de uso do crack na tentativa de sentir efeitos mais intensos acabam por levar as pessoas a um comportamento violento devido ao aparecimento da paranoia (chamada entre eles de “noia”).

O caminho da droga no organismo:

  1. O crack é queimado e sua fumaça aspirada passa pelos alvéolos pulmonares.
  2. Via alvéolos o crack cai na circulação e atinge o cérebro.
  3. No sistema nervosos central, a droga age diretamente sobre os neurônios. A droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca. Há risco de convulsão, infarto e derrame cerebral.
  4. O crack é distribuído pelo organismo pro meio da circulação sanguínea.
  5. No fígado, ele é metabolizado. A droga é eliminada pela urina.

Consequências Negativas

Dentre elas estão a aceleração dos batimentos cardíacos, que pode provocar hemorragia cerebral, fissura (vontade irresistível de usar a droga), alucinações, delírios, convulsões, infarto e a morte.

Site feito com ❤ e dedicação pela Viabilize.