No dia 08 de agosto em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e o Secretário de Justiça, Ângelo Roncalli entregaram a APADD o selo social “Ressocialização pelo Trabalho” ciclo 2012.
O programa “Responsabilidade Social e Ressocialização” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) que visa reinserir o preso e o egresso do sistema selo social penitenciário na sociedade através do trabalho e da geração de renda.
Há mais de 2 anos a APADD tem participado deste programa e contratado apenadas do presídio feminino em regime semiaberto (que são aqueles autorizados judicialmente para ir até o local de trabalho diariamente), que recebem os mesmo critérios de tratamento dispensados aos demais funcionários.
“Observamos duas características profissionais muito importantes com o trabalho de detentas: elas possuem uma ótima disciplina e eficiência somadas a um desejo de aprender e não jogar fora uma grande oportunidade profissional”, afirma o vice-presidente da APADD, Alexandre Araujo e também o responsável direto pela seleção e contratação. Um dos grandes benefícios da contratação de internos é a isenção de encargos Entrega do Selo Social 2012:: Vice-presidente Alexandre Araujo com o Governador Renato Casagrande e o Secretário de Justiça Ângelo Roncalli relativos ao regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além do grande impacto humano onde buscamos despertar e desenvolver competências e habilidades das detentas, capacitando-as profissionalmente e estimulando-as à recuperação da dignidade humana.
O Presidente, Carlos Roberto afirma que: “Algumas detentas trabalharam em favor das drogas direta e indiretamente no passado e hoje elas trabalham com consciência contra as drogas e em favor da família, da saúde e do bem estar. Isso é uma transformação de suma importância e ficamos felizes em apoiá-las”. A Sejus informou que hoje 224 empresas são conveniadas no programa de ressocialização e empregam mais de 1.900 detentos tanto dentro quanto fora dos presídios. Para maiores informações sobre o programa visite o site da Secretaria de Justiça.